A Copasa lançou edital para empresas interessadas em desenvolver soluções para a gestão de faturas de energia. Podem se inscrever, entre os dias 10 de julho e 9 de agosto, startups e demais empresas inovadoras de todos os portes, nacionais ou estrangeiras. Trata-se de uma licitação em modalidade especial chamada Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) para teste e validação de soluções em ambiente real. O lançamento do edital integra o Copasa HUB, iniciativa de inovação aberta da Companhia.

A gestão das faturas de energia elétrica é estratégica para a Copasa e suas subsidiárias por representar a segunda maior despesa da Companhia — 640 milhões de reais em 2024, cerca de 13% dos custos totais. Com aproximadamente 6.500 unidades consumidoras e fornecedores distintos, o processo atual de gestão de faturas é feito de forma manual e está suscetível a erros. Diante desse cenário, a Companhia está buscando soluções para aprimorá-lo por meio da automatização e sistematização desse processo, dando mais agilidade, segurança e precisão no gerenciamento dos dados, além de possibilitar a identificação de falhas de faturamento.

“Para o cliente, isso se traduz em maior eficiência na prestação dos serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, com impactos positivos também na sustentabilidade e no uso racional da energia”, explica a gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Karoline Tenório.

Para mais informações, clique aqui.